Eu refleti muito sobre esse artigo, até porque não gosto de falar de política, mas cheguei a conclusão que se a gente costuma malhar político que faz a coisa errada, por que não divulgarmos também quando vemos políticos fazendo as coisas certas?
Pois bem... vamos lá!
Hoje eu queria falar de um político, mais especificamente de um Deputado Federal, mas não apenas de mais 1 entre 513 deles, e sim de um diferente.
Falando primeiro da parte profissional, ele é super preparado, formado em Direito em uma das melhores Universidades Federais do Brasil (UERJ), mestre em Ciências Políticas e doutorando na mesma área. Diplomata de carreira, passou em um dos primeiros lugares no concurso do Instituto Rio Branco, que é um dos melhores concursos do Brasil. Alçou cargos importantes no Rio de Janeiro, mas foi como Ministro da Cultura do governo Temer que o Brasil todo ouviu seu nome, quando pediu demissão do cargo, após denunciar tentativas de interferência em assuntos da alçada de sua pasta, em um verdadeiro exemplo de honestidade e aversão a corrupção (vide caso Gedel- IPHAN). Após, foi Secretário de Governo e Integridade Pública, responsável pela implantação de um programa de compliance na gestão do município, onde também atuou com competência, caráter e carinho, não deixando, no período, de votar como deputado federal em questões relevantes para o Brasil, dando mais um motivo para darmos muitos votos de confiança em seu trabalho.
Mas para por aí? Não, porque até aqui só falei do seu lado profissional e de tudo que as pessoas podem saber pesquisando, mas não falei de como ele é uma pessoa, de fato, diferente. Eu gosto muito de genealogia, não apenas como um hobby, e mais como um meio de descobrir as minhas origens e desvendar o meu passado. Isso para mim é como montar um grande quebra- cabeça. Há anos vinha pesquisando a vida do avô da minha avó Alayr, a pedido dela, que queria muito saber principalmente sobre os irmãos dele que vieram junto com ele (vô Lino) ao Brasil. Desde pequena ela ouvia essa história, e desde que eu era pequena eu segui ouvindo. Desde adolescente fui para os caminhos das pesquisas genealógicas, até que há uns anos atrás, enfim, consegui chegar nos registros de nascimento dele e dos seus irmãos em Portugal, o que a deixou imensamente feliz, o que já justificou qualquer trabalho que eu tinha tido para achar toda aquela documentação, afinal é para momentos como aqueles que a gente que gosta de genealogia pesquisa...

Passado alguns anos um moço muito educado, de nome Marcelo, apareceu e disse que nós seríamos primos, pois ele era descendente de um dos irmãos do Lino que veio para o Brasil. Ou seja, mais um mistério que minha avó queria identificar se desvendou, já que sonhava em descobrir o paradeiro dos irmãos de seu avô Lino, que vieram para o Brasil junto com seu avô, mas que trilharam cada um deles, caminhos diversos por aqui. Minha avó ficou radiante com a nova descoberta. Enfim, no alto de seus 88 anos, estava identificando o que para ela sempre foi um mistério durante toda a sua vida. E o responsável por isso dessa vez tinha sido esse simpático primo Marcelo, que logo revelou-se ser Marcelo Calero, um dos únicos políticos do Brasil que diariamente nos dá exemplo de honestidade e probidade. Que orgulho ficamos quando percebemos que ele era o nosso primo! E ele, como pessoa, é muito gente boa, ele poderia ter guardado com ele essa coincidência genealógica, mas fez questão de nos procurar, contar a história de sua família, e desde então começamos a reconstruir a história da grande família Garcia que temos em comum. Me apresentou uma outra prima, a Clarissa, a qual, inclusive, já falou com minha avó com uma ligação de vídeo, que deixou minha avó muito feliz. Me ligou um dia para me socorrer de uma dúvida, que ele nem precisava ter se preocupado. É carinhoso com a minha avó, fala que está planejando qualquer dia vir para Ouro Fino ou Jundiaí para nos conhecer pessoalmente. Ou seja, além de super preparado técnica e politicamente, ele é super gente boa, e como dizem: 'gente como a gente'. É um homem simples, humano, verdadeiro, muito empático com a dor do próximo, simpático... cheio de predicados!
Por isso, eu, meu marido, e minha família (que historicamente sempre tivemos tanta desilusão e, por isso, tanta desconfiança de políticos), falamos e propagamos sobre Marcelo Calero com tanta segurança, verdade e com muito orgulho da pessoa que é e do profissional que se tornou. Compartilho até minhas fichas que esse carinha aí que vai dar jeito nesse Brasil um dia! 

Comentários